Os Instrumentos



O som que compõem belíssimas musicas, de nossa banda. Vem de grandiosos instrumentos! definidos em algumas famílias como a madeira, percussão e os metais como veremos;

Assim dizia Lecy C. Picorelli ''Instrumentos musicais não se cansam, mão se aposentam e não morrem jamais. 
No máximo, no máximo, eles mudam de plano, de dimensão, de posição ou de função...
Seja como for, eles continuam sendo os maiores exemplos e agentes das artes de um modo geral, eternamente!''


Clarinete:

O Clarinete é constituído de um cilindro com orifícios, chaves que controlam o fluxo de ar que sai pelos orifícios, uma palheta, a boquilha por onde o músico sopra e uma campana na extremidade oposta.

Existem variados tipos de clarinetes, com alcances sonoros dos mais diversos, possuindo três registros: grave (dramático), médio (expressivo) e agudo (estridente). Entre os instrumentos de sopro, foi o último a ser incorporado na formação orquestral.


Flauta Transversal:

Por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, ela era é de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.



Saxofone:

Também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. 

Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em B♭ (como o sax tenor e o soprano) ou em E♭ (como o sax alto e o barítono).


Trompete: 

O som do Trompete, assim como o dos demais instrumentos de sopro, consiste na vibração do ar ao longo de um percurso cilíndrico. Nesse caso específico o Trompete, feito de metal, possui válvulas que variam o tamanho do trajeto do ar entre o bocal e a campana, orifício por onde sai o som.

Uma grande variedade de modelos de Trompete amplia as possibilidades de timbre e afinação, sendo o seu som é o mais estridente entre os Metais.



Trombone:

A palavra "Trombone" vem do italiano e significa "trompete grande". O instrumento emite sons diferentes ao aumentar ou diminuir a distância pela qual percorre o ar dentro de um cilindro metálico. A diferença fica por conta do mecanismo utilizado.

Abrindo mão das válvulas pressionadas, o Trombone possui uma vara móvel que desliza, aumentando o tamanho do tubo que assim define a nota tocada. Em seu formato medieval, o Trombone era conhecido por "sackbut", palavra de origem francesa que, ao pé da letra, significa "puxa e empurra".



Tuba:

O maior e mais grave instrumento dos Metais, a Tuba segue à risca o mecanismo do Trompete para produzir o som, mas, ao contrário deste e dos demais instrumentos da família, é tocado na vertical.

O ar, soprado pelo bocal, atravessa um tubo metálico até a campana, produzindo som a partir da vibração nesse percurso. Válvulas pressionadas pelo músico desviam o ar por tubos alternativos, aumentando ou diminuindo o trajeto do som e a altura da nota tocada.


Sousafone:

E um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro.


Bombardino:

Também conhecido como eufónio ele é caracterizado por um timbre escuro, suave e delicado. O som do eufónio não consegue se destacar no meio de uma orquestra, por sua característica suave e madura. Além disso, a posição da campânula virada para cima, tendo a peculiaridade de misturar seu som com o dos outros instrumentos.

Geralmente os bombardinos estão afinados em Sib e em Dó, tendo o eufónio em Dó um som mais áspero e brilhante. Este eufónio foi fabricado quase exclusivamente para Portugal.


Bateria:

E um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.


Pratos:

E o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre e/ou prata.

Podem ser percutidos com um par de bastões chamados de baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.


Bumbo:

E um tambor cilíndrico de grande dimensão, de som grave e seco


Tarol:

Caixa, tarola, caixeta clara ou, na designação original em inglês, é um tipo de tambor bi membranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas e tensionadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibrar através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.


Fonte: Wikipedia, Orquestra filarmônica

Um comentário:

  1. Quando mais novo eu sabia tocar flauta Tranversal, mas por um tempo eu decidir parar d tocar.. e Hoje não sei nem mais como é que se toca flauta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...